top of page

 

GRUPOS DE TRABALHO

 

 

 

. GT 1 - RELIGIÃO, SIMBOLISMO E INSTITUIÇÕES

Dos debates eleitorais à Parada LGBT, cada vez mais as margens entre religião e as esferas da política, do Estado e do mercado perdem seus contornos. Este GT visa criar um espaço onde se possa reunir e debater pesquisas sobre os, ou produzidos nos, interstícios das relações entre instituições e práticas religiosas. São bem-vindos trabalhos que discutam teórica e/ou metodologicamente temas como: direitos sexuais e reprodutivos, direito à diferença, eutanásia, modelos de família, pluralismo religioso, relações de troca e política. O objetivo é colocar em evidência e discutir a partir de uma abordagem antropológica a relação entre Estado e religião, rituais e práticas institucionais, símbolos religiosos e espaços públicos, crença e laicidade.

Coordenação: Eva Scheliga (UFPR) e Marcos Spiess (UFPR)

Debatedor: A definir

Local: A definir

 

 

. GT 2 - CORPO, GÊNERO E SUBJETIVIDADE: NARRATIVAS E EXPERIENCIAS

Este grupo de trabalho tem como eixo central etnografias e pesquisas antropológicas que tenham o corpo e suas representações como locus de reflexão. Tema fundamental da antropologia, corpos e corporalidades são atualizadas cotidianamente em diferentes configurações morais, políticas, jurídicas e culturais, experimentadas e narradas pelos mais diversos sujeitos, de maneiras tanto subversivas quanto naturalizantes. Trata-se aqui de agrupar trabalhos que versem sobre temas tais como: corporalidade e esporte; corporalidade e lazer; corpo, saúde e doença; corporalidade e deficiência; corporalidade e identidade de gênero; corporalidade e sexualidade; corporalidade em experiências queer; direitos reprodutivos e parto; corporalidade e etnicidade; corporalidade e religião; corporalidade e culturas tradicionais; técnicas e performances corporais; biopoder, corporalidades e políticas públicas. Abrimos espaço também para discussões metodológicas nas quais o corpo desloque-se do lugar de objeto para ser pensado na experiência subjetiva e corporal d@s própri@s pesquisador@s. Especial ênfase será dada a trabalhos que abordem, transversal ou centralmente, linhas de gênero e sexualidade.

Coordenação: Fernanda Moraes (UFPR) e Tiemi Costa (UFPR)

Debatedor: Horácio Sívori (IMS/UERJ)

Local: A definir

 

 

. GT 3 - CULTURA MATERIAL, PAISAGEM E INTERDISCIPLINARIDADE

Os estudos de cultura material desenvolvidos pela Arqueologia tem cada vez mais sido enriquecidos por abordagens interdisciplinares. Ainda que as sistemáticas entre tempo, espaço e materialidade continuem sendo abordadas, novas discussões sobre aspectos relacionados a percepção, a memória, a ideologia e os princípios e significados das paisagens tornam-se presentes.

Coordenação: Rafael Corteletti (UFPR)

Debatedores: Denise Pahl Schaan (UFPA) e Laércio Brochier (UFPR)

Local: A definir

 

 

. GT 4 - ANTROPOLOGIA DOS OBJETOS, PATRIMÔNIOS E MUSEUS

As propostas teóricas que recentemente têm renovado e re-situado a análise antropológica sobre os objetos e seu lugar enquanto elementos inseridos das relações sociais têm propiciado, também, o desenvolvimento de novas perspectivas sobre as discussões relativas ao patrimônio e aos museus. Esse GT acolhe trabalhos que desenvolvam reflexões sobre pesquisas de acervos museológicos, patrimônio material e imaterial, o significado das coisas na vida social, a vida social e política das coisas, educação patrimonial e museológica, experiências inovadoras em museus, curadoria em museus e antropologia, objetos e memória, políticas públicas e objetos, etc. O objetivo do GT é constituir um espaço para a apresentação e o debate, a partir de uma perspectiva antropológica, de trabalhos etnográficos que tenham como foco as dimensões culturais, sociais e políticas das coisas.

Coordenação: Laura Perez Gil (UFPR) e Andréia Baia Prestes (UFPR)

Debatedor: Marcos Albuquerque (UERJ) e Edilene Coffaci Lima (UFPR)

Local: A definir

 

 

. GT 5 - ETNOLOGIA INDÍGENA

O objetivo deste GT é reunir pesquisas etnológicas recentes, em andamento ou concluídas, com o intuito de possibilitar um espaço amplo de debate e informação. Pretende-se criar um espaço transversal de discussão que reúna pesquisas de alunos em diversos graus de formação, privilegiando, portanto, o compartilhamento de registros etnográficos atuais dos povos ameríndios, abordagens teóricas e projetos de pesquisa. O GT funcionará a partir das apresentações individuais dos participantes e contará com os comentários dos debatedores.

Coordenação: Miguel Carid Naveira (UFPR) e Paulo Góes (UFPR)

Debatedor: Cesar Gordon (IFCS/UFRJ)

Local: A definir

 

. SESSÕES TEMÁTICAS

A VII Semana de Antropologia tem como principal objetivo proporcionar a estudantes de graduação e pós-graduação em Antropologia oportunidades para apresentação e discussão de suas pesquisas. Por isso, trabalhos não contemplados pelo escopo temático dos GTs propostos poderão ser enviados para estas Sessões Temáticas. Os resumos recebidos serão analisados pela Comissão Científica do evento, que poderá encaixá-los em sessões dos GTs nas quais existam afinidades teóricas e potencial para possíveis debates, ou criar sessões independentes reunindo trabalhos que possam dialogar entre si. Debatedoras(es) para estas Sessões Temáticas serão convidadas quando os temas propostos forem conhecidos pela Comissão Científica.
Coordenação: Comissão Científica da VII Semana de Antropologia
Debatedoras(es): a definir

bottom of page