top of page

Filmes Etnográficos

Todos os filmes serão exibidos na Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco).

 

25/08 (terça-feira) às 18h30 - “Cuba Libre”

Sinopse: “Cuba Libre” focaliza o retorno da atriz transexual cubana Phedra de Cordoba, do grupo teatral Satyros, a Havana depois de 53 anos sem pisar no seu pais. O filme coloca em discussão a luta pelos direitos dos homossexuais em um ambiente extremamente machista como a ilha governada durante décadas por Fidel Castro, hoje comandada por seu irmao Raul. Nos primeiros anos da revolução cubana, os homossexuais eram confinados em campos de concentração, onde eram obrigados a cortar cana de sol a sol. Nos dias de hoje, e nosso documentário capta justamente essa guinada histórica em Cuba, foi criado um decreto pela filha de Raúl Castro, Mariela (diretora do Centro Nacional Cubano de Educação Sexual e uma ativista pelos direitos da comunidade LGBT), que obriga o respeito e a aceitação de todos os gays. Convidada pelos Satyros, a equipe do nosso documentário chegou a Havana no auge desse momento histórico em que os homossexuais estavam literalmente tentando “sair do armário”, e a presença da musa Phedra de Córdoba foi marcante nesse processo, tendo sido recebida até mesmo pelo ministro da cultura de Cuba.

Direção: Evaldo Mocarzel

Produção: Casa Azul, Satyros Cinema e Raiz Produções

Produção Executiva: Assunção Hernandes

Direção de Fotografia: Fabiano Pierri Montagem Willem Dias

Edição de Som: Miriam Biderman, Ricardo Reis, Ana Chiarini

Assistente de Montagem: Maysa Lepique e Sarah Girotto

Direção de Produção: Leonardo Mecchi 

Produção de Finalização: Letícia Santos

Grupo: Os Satyros - Rodolfo García Vázquez, Cléo De Páris, Ivam Cabral, Fábio Penna, Haroldo Costa Ferrari, João Baldesserini, Brigida Menegatti, Silvanah Santos, Phedra D. Córdoba, Sahily Moreda, Ariel Lopes, Evelio Ferrer

Montado na casadalapa

 

 

26/08 (quarta-feira) às 18h30 - “Iê: Capoeira em Curitiba”

Sinopse: O documentário “Iê: Capoeira em Curitiba” é etnográfico observacional mostra a capoeira em vários grupos da cidade, evidenciando a diversidade de lugares, práticas e praticantes. Baseado em pesquisas desenvolvidas desde 2009 (que anteriormente resultaram na publicação do livro Curitiba entra na Roda), o filme retrata essa arte/ jogo/ luta não somente em momentos públicos de apresentação, mas também a partir das dinâmicas de transmissão do saber. 

Realização: Geslline Giovana Braga, Liliana Porto, Miguel Novicki e Otavio Zucon

Coordenação de Pesquisa: Liliana Porto e Miguel Novicki (professor Boneco de Milho)

Direção de Produção: Otavio Zucon

Produção Executiva: Miguel Novicki

Câmera: Otavio Zucon, Geslline Giovana Braga, Lucas Rachinski

Som direto: Victor Chico, Otavio Zucon

Edição de áudio: Victor Chico

Edição de vídeo: Diogo Marques

Projeto realizado com apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba, com Patrocínio da Caixa.

 

 

 

bottom of page