top of page

Conferências

 

QUINTA-FEIRA 27/08/2015 - 9h - "Experiências e reflexões sobre curadorias compartilhadas"

Mesa Redonda de Abertura do I Seminário de Etnologia e Museus, com: Edilene Coffaci Lima, Cesar Gordon, Josué Carvalho (UFMG).

Coordenação: Laura Perez Gil

O I Seminário de Etnologia e Museus, tem o objetivo de tratar as curadorias compartilhadas como momentos de experiência intercultural que geram não apenas novos sentidos em relação aos objetos expostos, mas também novas formas de diálogo e de relacionamento entre os museus e os coletivos humanos de onde provêm os objetos que essas instituições têm sob sua guarda. Essas curadorias são um desafio para os Museus, ao mesmo tempo em que revivificam as coleções criando novos marcos de significação e novos deslocamentos dos objetos. As curadorias compartilhadas envolvem tanto a constituição de coleções etnográficas, como o planejamento de exposições e a associação de novas informações e reflexões ao acervo a partir dos sentidos indígenas. 

Local: Reitoria UFPR. Sala a confirmar

 

QUINTA-FEIRA 27/08/2015 - 14h30 - "Mediadores indígenas e Museus: atualização de tradições para uma educação intercultural"

Conferência de encerramento com o Prof. Marcos Albuquerque (UERJ)

Os professores indígenas são os mediadores interculturais por excelência na proliferação de museus indígenas e “indigenizados”. Esse fenômeno vem se apresentando como um importante espaço de reflexão antropológica.  Procuro refletir sobre as modalidades pelas quais a assinatura colonial se relaciona com a gestão metonímica do contemporâneo nessas instituições. Para isso, apresento alguns contextos etnográficos de medição de professores indígenas na promoção de bens culturais. Como essa mediação lida com o rastro dessa assinatura? Quais os efeitos atuais da identidade genealógica conceito-instituição museu? Qual a condição social do mediador indígena frente a essas questões?

Local: Cinemateca de Curitiba

bottom of page